Por que ficar em um relacionamento que não dar certo?

Minha amiga Yeda me perguntou agora: Você conhece algum texto sobre relacionamento? Eu respondi: Sobre o que de relacionamento? E ela disse: Sobre relacionamentos que por mais que se insista não dar certo.

Fiquei pensando nisso e cá estou eu escrevendo sobre isso. Por que a gente insiste em um relacionamento que não dar certo?? Por amor? Por falta de amor? Por carência? Por fé? Tantos são os motivos, e cada um tem os seus, mas vamos parar e pensar. Duas pessoas que se gostam, que querem ficar juntas e mesmo assim não conseguem viver bem...Quem contou essa história que os opostos se atraem? Devia ter completado, que se atraem mas não se mantêm.

Tudo começa assim: uma paquera, um primeiro beijo...se conhecem melhor e quando você vê, está se perguntando por que continuar numa história que não faz mais sentido. A gente analisa, questiona, briga, joga na cara, chora e logo depois está com saudade, achando que podia ter feito diferente. Mas a grande questionamento é: Será que podia mesmo? Quanto se teria que sacrificar para fazer diferente? Vai valer a pena mesmo? O outro vai fazer o mesmo?

São tantas interrogações...Contudo acredito que relacionamento é uma troca, de energia, confiança, amor, sabedoria e quando por qualquer motivo essa troca se torna injusta (pelo menos para uma das partes) se começa o conflito. Que fique claro que ninguém, absolutamente ninguém tem obrigação de ser como queremos, é legal as diferenças (olha a incoerência), os ajustes...é uma fase interessante do relacionamento, conhecer o que o outro gosta, compartilhar experiências, aprender, ensinar...isso é o gostoso de se relacionar.

Pequenas diferenças acrescentam, grandes diferenças complicam. Adianta ficar num relacionamento onde não existe o consenso? Quando o que é bom ou ao menos aceitável para um não é nem cogitado para o outro... temos um problema. Um problema de interesses que muitas vezes é resolvido com amor, com muito amor, paciência e carinho. Quando não é... é hora de parar, parar de sofre, de se sacrificar, se anular. Amor não é isso.

Amor é justamente ao contrário. Amar é fácil, simples...sem muitos questionamentos. Esses questionamentos vêm justamente da falta de amor... muitas vezes de amor próprio. Amor esse que te dá discernimento para saber o que é bom ou ruim para você, e que muitas vezes ignoramos pelo medo de ficar só.

Nessa hora é bom parar e perceber que somente se você estiver só, é que o seu coração vai perceber quanta coisa boa é exalada quando se está amando e sendo amada. Que não importa muito se o outro gosta de branco e você de preto, pois o que vale mesmo é quando os dois topam o preto e branco e são felizes com isso.


Dani Cabraíba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desejos de Ano Novo de Nordestino

"PERCEBI QUE PREFIRO BRIGAR COM VOCÊ, DO QUE FAZER AMOR COM OUTRA PESSOA!"