Precisamos falar sobre 13 Reasons Why

Sobre as críticas a 13 reasons why. Não queria me posicionar até ter assistido toda a série, enfim após uma maratona nesse sábado, terminei. Não... não achei perigoso, nem nocivo...achei educativo. O suicídio é um assunto marginalizado, tipo é melhor não falar, para não acontecer. Mas acontece, todos os dias, sem estereótipos. Não pense que existe perfil para suicidas e isso talvez incomode, tipo as coisas das quais não temos controle. Contudo, definitivamente precisamos falar sobre suicídio, das motivações, das consequências...

Vou começar esse parágrafo com a frase de Clay Jensen um dos personagens da série: “Temos que tratar melhor os outros, temos que cuidar uns dos outros”. É essa lição que fica, que temos que prestar atenção em nossos amigos, nas pessoas que nos cercam...buscar realmente tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratado, por que não sabemos a dor do outro, não sabemos o que o outro vive e um pequeno gesto seu pode ser a gota d’agua.

Quantos nesse momento estão sofrendo e passando despercebido, pelos amigos, pela família, pelos colegas do trabalho?? Por que a gente convencionou a não perguntar, não se preocupar com o outro. É problema dele, costumamos dizer. Ou deixa que ele resolve. Quantos pais que passaram por isso, hoje não se atormentam por não ter perguntado, chegado perto, abraçado? Já se perguntou o que leva uma pessoa ao limite? Já se perguntou o que você podia ter feito? Já pensou em quão poucas oportunidades temos para dizer que suicídio NÃO é uma opção?

Precisamos falar do suicídio, e que bom que essa série falou. E falou bem, tocou na ferida e apertou, como quem busca tirar a dor máxima. Acredito que com o objetivo de provocar um incomodo em nós e virar nossa cabeça para esse problema.

Depressão não tem sintomas de bula. Depressão é real. Depressão mata. E não mata só o suicida, mata a família, os amigos...

Então vamos deixar que se fale sobre isso... não, a série não é perigosa. Acho até que vai ajudar a quem tá passando por isso a perceber que morrer não resolve nada...pelo contrário deixa um rastro maior de destruição e dor. Que todos assistam a série ou leia o livro, ou assista uma penca de documentários sobre o tema, muitos disponíveis no Netflix, mas comentem, discutam, façam, mesmo que indiretamente, com que as pessoas que estão passando por isso no momento percebam que a dor passa, tudo na vida passa, e que temos sim luz no fim do túnel, e essa luz pode ser somente uma mão estendida na hora certa.

Que a gente perceba e compreenda a dar amor e atenção. Não perder tempo com picuinhas e males entendidos. Que não viremos a cara. Que aprendamos a sentir a dor do outro. Que se sejamos melhores do que somos. Que estejamos prontos e de peito aberto para dizer: as vezes a vida é uma merda, mas é só as vezes, depois melhora. Seja forte e conte comigo!

#13reasonswhy #suicídio #depressão #precisamosfalarsobreisso

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta para meus alunos

Amor Próprio